segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Regresso do JP

O JP é um dos meus alunos mais antigos... a história do nosso encontro foi descrita pela sua mãe no blog Grilices há uns dias atrás, para quem quiser ir espreitar...

Quando saí da piscina onde trabalhava anteriormente e onde iniciei a intervenção com o JP, fiquei muito feliz por terem decidido continuar comigo... foi um voto de confiança e de amizade, algo que nunca vou esquecer e que aproveito, mais uma vez, para agradecer!

Ao longo destes 4 anos de intervenção, o JP evoluiu muito... não só a nível cognitivo, onde se destaca por já apresentar competências acima da média para a sua idade, mas também a nível motor (e.g. começou a sentar-se por breves períodos no cais da piscina, sendo que os períodos estão cada vez mais longos).

Fizemos uma pausa nas sessões durante o período em que o JP esteve em Cuba. 6 meses depois, reencontrámo-nos este sábado para a primeira sessão deste novo ano lectivo. Foi tão bom ver o sorriso do JP quando me viu... Está tão crescido, especialmente quando comparando com fotografias que tenho dele quando era pequenino...

Continua a adorar os mergulhos, dizendo MAIS cada vez que terminávamos um. Perguntei-lhe se abria os olhos debaixo de água, respondeu-me que SIM com um sorriso... Que saudades que eu tinha daquele sorriso, mas também das gargalhadas durante o jacto de hidromassagem...




Um dos MUITOS mergulhos do JP

10 de Setembro - O Meu Aniversário

NÃO, o meu objectivo não é que me dêem os Parabéns atrasados, mas sim contar algo que aconteceu nesse dia e que me deixou de lágrima no olho...

Estava na piscina, a preparar-me para mais uma sessão, quando uma colega me chama. Quando me aproximo vejo um senhor à minha frente com uma cesta de flores lindíssima e diz: "São para si!" Bem, nem queria acreditar!

Sabia que não podiam ser do meu marido pois não estava em Portugal, mas nunca adivinharia de quem era. Quando li no cartão: do Afonsinho, fiquei sem palavras... chorei mas de alegria, por aquele gesto de amizade da mãe de mais um dos "meus" meninos!

OBRIGADA à mamã do Afonsinho mas também às mamãs dos meus outros alunos por me terem ligado a dar os Parabéns, não sabem como esse gesto foi importante para mim!

Sou uma previlegiada por vos ter na minha VIDA!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inês

A minha primeira aluna...

Tinha o tórax deformado, alteração anatómica que "miraculosamente" desapareceu graças às sessões de psicomotricidade no meio aquático, e um atraso no desenvolvimento, principalmente a nível motor.

Lembro-me das primeiras sessões, em que tinha receio, pois não sabia como havia de lhe pegar, tinha medo de a magoar, e o que fazer para reverter a deformação. Trabalhei em equipa com a médica de medicina física e reabilitação e, ao longo de 3 anos, a Inês evoluiu, mas eu também... Aprendi muito!

Há pouco tempo dei-lhe alta... está crescida a "minha" Inês! Já está numa aula de natação, com outras crianças da mesma idade, e é a melhor da classe! E eu, claro, estou muito orgulhosa!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Psicomotricidade no Meio Aquático e Natação Adaptada

A água permite realizar movimentos incríveis que, se fossem realizados fora deste meio, poucas pessoas os fariam!

Entrar na água é uma experiência única que fornece a todos a oportunidade de ampliar fisica, mental e psicologicamente as suas capacidades e conhecimentos.

Deste modo, a Psicomotricidade no Meio Aquático e a Natação Adaptada surgem, cada vez mais, como um complemento às terapias tradicionais, pois pretendem alcançar a reabilitação motora, funcional, emocional e social do indivíduo, através de um ambiente lúdico, que respeita a individualidade e permite a iniciativa e a independência.

Carnaval 08

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O que é a Psicomotricidade?

A Psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.

Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.


citado em Associação Portuguesa de Psicomotricidade
www.appsicomotricidade.org

Época 2009-2010

A nova época já começou e já estou de volta ao trabalho, mas ainda a meio gás porque alguns alunos continuam de férias...

A cada inicio de época relembro quando comecei a trabalhar, já lá vão 3 anos... os meus receios, as minhas dúvidas, as primeiras alegrias e, principalmente, os primeiros alunos, alguns que se mantêm até hoje!

Obrigada a todos os meus alunos, a todos sem excepção, aprendi e aprendo muito com todos vós, são uma lição de vida para mim e sinto-me muito feliz por vos ter na minha vida!